Minas Gerais Capitólio
28/12/2016 MAPA GALERIA


Cachoeira do Lobo

A Cachoeira do Lobo fica localizada no município de Capitólio, estado de Minas Gerais.

A Cachoeira é banhado pelo Ribeirão da Vargem.

A trilha percorrida até a queda principal, embora seja bastante estruturada e com manutenção regular, é de nível médio, por conter trechos sobre o rio e travessias sobre pedras.

Na visitação, o lugar que julguei ser o melhor da cachoeira é nos poços formados no cume da queda principal.

A trilha para subir aos poços é difícil, passando por uma região de mata fechada e com pouco apoio aos lados, a vista, porém, recompensa. Caso queira se aventurar, o início da trilha fica no canto esquerdo, antes do poção que deságua a queda principal.


quanto paga e estrutura

Paga-se a taxa de R$ 25,00 e o local conta com restaurante, quiosques para churrasco, camping e pousada.


como chegar

Para chegar à Cachoeira, percorre-se um total de 28 km, na estrada Guapé Capitólio e um trecho de terra - bem conservado.



Capitólio

Seguramente Capitólio foi a cidade que mais cresceu em turismo nos últimos anos no Brasil - e não é à toa - a região conta com uma diversidade de belezas, entre cachoeiras e lagoas. O principal atrativo da região e também o seu cartão postal é a famosa lagoa de furnas com seus canyons.

A cidade, ainda não adaptada ao crescimento exponencial do turismo, até meados de 2017, não possuía muitas opções em pousadas ou hotéis, atente-se, pois, para reservar hospedagem antes, principalmente em feriados nacionais.


como chegar

Fica localizada a 439 km de São Paulo e 282 km de Belo Horizonte, então, se vier de outros estados, é mais indicado descer no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins.

Embora exista transporte público para Capitólio, as atrações são em regra distantes do centro e não contam com transporte público é, portanto, imprescindível um carro para explorar a região.

Há muitos locais que somente são acessíveis a carros altos ou 4x4, pelas condições da estrada.


onde ficar

A minha sugestão é hospedar-se próximo à ponte do Rio Turvo, porque, embora fique longe do centro (25 km de distância), fica perto das principais atrações da região e também é de lá que parte o passeio de lancha pela Lagoa. Se você gosta de acampar, há um camping por ali, chama-se Canarinho, com boa estrutura (eu optei por acampar em uma das visitas a Capitólio).


sugestão de roteiro capitólio

Um roteiro sugestivo, de 2 dias, é o passeio de lancha no primeiro horário, com visitação da Cachoeira da Lagoa Azul. Ao retornar do passeio, almoce perto da ponte e reserve a tarde para Pedreira da lagoa azul.

No segundo dia, faça uma visitação no mirante dos canyons e depois passe o restante do dia no Paraíso Perdido - aproveite para almoçar por lá também.



Mapa da região