Bahia Barra Grande
10/10/2016 MAPA GALERIA


Barra Grande

A Vila de Barra Grande, situada no litoral Sul da Bahia, na Península de Maraú, reúne, em seu entorno, grande variedade de paisagens de rara beleza, que vão de praias com águas transparentes até trechos de mata atlântica, com muita vida.

O centrinho da Vila abriga satisfatória estrutura turística, com restaurantes, pousadas e bares, com música ao vivo. Toda arquitetura da Vila foi cuidadosamente desenhada para transmitir um ar praiano, propício para passar dias de sossego, sem abrir mão de conforto - atente-se, porém, se deseja uma viagem mais tranquila, não visitar a vila nos feriados.

Existem diversas opções de lazer na região, como passeios de quadriciclo, caminhadas pelas praias, magnífico pôr do sol na Ponta do Mutá, além da principal atração da região: as piscinas naturais de Taipu de Fora.


principais praias

BARRA GRANDE - Voltada para a Baía de Camamu, a praia de Barra Grande é reta, com areias claras e águas mornas e calmas, ideais para crianças brincar. Barra Grande é o porto de entrada na península para os visitantes que chegam de barco de Camamu. Tem casas de veraneio, várias pousadas, e os principais bares e restaurantes do município.

PONTA DO MUTÁ - Saindo de Barra Grande, uma curta caminhada pela praia leva à Ponta do Mutá, ao extremo norte da Península. Têm ondas fortes e é a última praia virada para Península, dali por diante é mar aberto. Tem o pôr do sol mais tradicional de Barra Grande.

BOMBAÇA - É uma praia de mar aberto, com ondas fortes, areia grossa e coqueirais à beira mar. Possui hotéis e pousadas e casas de veraneio. Muito extensa, a praia é marcada pela presença de recifes que surgem da água na maré baixa, formando piscinas naturais. É o início de uma sucessão de longas praias interligadas que vai até a praia do Pontal, em Itacaré, a 50km ao sul.


taipu de fora

A praia de Taipu de Fora é, certamente, uma das mais bonitas do Brasil, famosa pela imensa piscina natural de água transparente e morna, propícia para prática de esportes aquáticos, como mergulho, snorkel, caiaque ou stand-up.

Ao contrário das maiorias das praias de arrecifes de corais, a piscina natural de Taipu de Fora fica localizada no ínicio da praia, acessível, portanto, a pé - ou a nado nos trechos mais fundos.

A fórmula de tanta beleza é simples: com a maré baixa, os corais bloqueiam a correnteza do mar, transformando a praia em uma piscina, com muitos peixes e abundância de vida marinha.

Existem diversos coqueiros na praia e nos terrenos ao redor, que completam o belo cenário, de quase 7 km de extensão.

A praia conta com bares e restaurantes, todos arquitetos em harmonia com o belíssimo cenário da praia.


horário da maré

A beleza das piscinas naturais de Taipu de Fora somente são visíveis na maré baixa, então, tenha em mente que se deseja visitar a praia, em seu ápice de beleza, deverá programar sua viagem para dias em que a maré esteja 0.3 ou inferior.

Sites como https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares possuem as tábuas do ano todo, basta digitar a cidade que irá viajar. Ao consultar, você verá o nível que a maré estará em determinado dia e os horários.

Geralmente, existem dois horários do dia que a maré baixa significativamente, permanecendo assim por cerca de 1 hora antes e após o ápice.

Então, atente-se e se programe para visitar Taipu de Fora em dias que a maré ficará abaixo do 0.3 e respeite o horário certo da maré.


onde ficar

A maioria das Praias de Barra Grande possui pousadas. É na Vila, porém, que se localiza a maior parte delas.

Se você não for de carro - e geralmente não é necessário ir - a sugestão é ficar nas pousadas próximas ao centrinho da Vila, porque é por ali que tudo acontece em termos de vida noturna em Barra Grande - os restaurantes e bares ficam nessas imediações.


como chegar à barra grande

Existem diversas formas de chegar a Barra Grande, a mais fácil e rápida, porém, é descer no Aeroporto de Ilhéus e alugar um carro. São 127 km de Ilhéus até Barra Grande, pela BA-001 e BR-030. São todas estradas com trechos à beira mar, com várias vistas de tirar o fôlego.

Neste trajeto, há um trecho de cerca de 50 km na BR-030 em estrada de terra. A depender da época visitada, essa estrada poderá estar em péssimas condições. Sugiro, pois, perguntar as condições da estrada na pousada antes da viagem.

Para quem vem do Aeroporto de Salvador, existe a opção de vir pelo Ferry Boat - 210 km ou pela BR 101 - 345 km.

A depender do horário do seu voo, o trânsito de Salvador pode estar intenso, a melhor opção neste caso é pegar a BR 101, porque não é necessário entrar na cidade para chegar ao aeroporto.

Se desejar ir por Ferry Boat, atente-se que costuma existir bastante fila para os carros atravessarem até a Ilha de Itaparica, a sugestão é fazer a travessia com hora marcada, pelo site da concessionária (internacionaltravessias.com.br/hora-marcada/).

Se não deseja ir de carro, tanto de Ilhéus como de Salvador existe ônibus que faz o percurso, de Salvador, entretanto, o trajeto é muito longo. Para facilitar, a sugestão é pegar um taxi até o Ferry Boat e atravessar até a Ilha de Itaparica. Na ilha pegue ônibus até Camamu e de Camamu até Barra Grande vá de barco.


como transitar

De Barra Grande até as praias da região é muitas vezes conveniente ir de veículo automotor, pois os trajetos podem ser cansativos e longos - até Taipu de Fora, por exemplo, são 7,5 km.

Existem as tradicionais jardineiras que fazem o percurso até Taipu de Fora, saindo do centro da Vila de Barra Grande.

Também é muito comum o aluguel diário de quadriciclo na Vila. É possível conhecer todas as praias em um dia. Podem ir duas pessoas no quadriciclo e não há nenhum guia para acompanhar. Fica literalmente livre o percurso, com a direção e trajeto totalmente a critério do turista.

A curiosidade é que o quadriciclo é o principal meio de transporte da Vila, pouco se vê carro no local.

Caso vá carro, poderá chegar a todas as praias facilmente, atente-se apenas quanto à existência de areiões para não atolar o veículo.


vida noturna

A vida noturna é um charme adicional de Barra Grande, no centro da Vila há músicas ao vivo na maioria dos restaurantes, que servem comidas típicas da região e de diversos lugares do mundo.

São muitas opções e variedades em uma clima único.

Também existe em Barra Grande casas de forró e bares com músicas, voltados para um público mais jovem em busca de badalação, cuja procura é maior em feriados ou em alta temporada.


pôr do sol

O lugar mais tradicional para se observar o pôr do sol em Barra Grande é na Ponta do Mutá. Há bares no local que servem bebidas e petiscos.

Mesmo em baixa temporada, sempre há pessoas contemplando a beleza.

Para se chegar à Ponta do Mutá, basta seguir pela praia a direita - ou norte - da praia de Barra Grande por pouco menos de 2 quilômetros. Também é acessível por carro, mas o estacionamento é bem pequeno.


quando ir à barra grande

Barra Grande tem temperaturas agradáveis o ano todo, cerca de 28º médio ao ano, mas no inverno, entre junho e setembro, embora não faça frio, costuma chover mais.

Com as chuvas o mar tende a ficar mais escuro e barroso, no geral permanece assim nos 4 dias posteriores às chuvas. Então, mesmo que faça sol no dia da visita, se choveu nos dias anteriores o mar ficará prejudicado.

No verão as águas são bem mais cristalinas, pois não costuma chover, e também as praias recebem mais turistas.

Caso deseje sossego - e esse é um bom lugar para curtir a calmaria - evite os feriados e as altas temporadas, principalmente as férias de julho, dezembro e janeiro.




Mapa da região


Recomendamos

Pousada Pau Brasil (Barra Grande)

Simplicidade mineira e hospitalidade baiana. Esses adjetivos resumem bem a pousada.

Conta com satisfatória estrutura e um excelente café da manhã.

O casal de proprietários são muito atenciosos, dispensando um tratamento familiar aos hóspedes.

Certamente é uma das melhores opções da região, em termos de custo benefício.