Alagoas Maragogi
28/05/2017 MAPA GALERIA


Maragogi

Um verdadeiro paraíso, de belas praias com águas transparentes, em meio ao litoral Alagoano, essa é Maragogi, apropriadamente apelidada de caribe brasileiro.

O litoral de Maragogi tem 22 quilômetros de extensão, com praias, para todo o estilo e gosto.

O destaque da região são os arrecifes de corais, rico em flora e fauna, que na maré baixa formam lindíssimas piscinas naturais, de águas mornas, propícias para banhos, em completa harmonia com a abundante vida marinha existente no lugar.

O centrinho de Maragogi abriga a maioria das pousadas e comércios da região. A orla, principalmente no período noturno, é bastante frequentada por turistas, que se entreterem nos restaurantes e bares - alguns com música ao vivo, com vista para o mar.

Faço um alerta: o centro ainda carece de estrutura turística, então não vá com a expectativa de viajar para um local luxuoso - se busca esse estilo de viagem o ideal é hospedar-se nos resorts existentes no lugar.

Mas, de qualquer forma, toda a atenção e destaque de Maragogi devem ser atribuídos às suas belezas naturais e, se é essa sua intenção de viagem, não se arrependerá.


as piscinas naturais

Existem muitas piscinas distribuídas no litoral, somente 3, contudo, são abertas ao público, por questões de preservação ambiental, são elas: Galés, Taocas e Barra Grande.

São acessíveis a barco, a única, porém, que com esforço pode se chegar a nado é a de Barra Grande, mesmo assim somente é o faça se for preparado fisicamente para isso.

A piscina mais famosa - e também a mais bonita - é a de Galés, mas todas são ricas em vida marinha, sendo possível mergulhar e visualizar diversas espécies de peixes. A sugestão é levar equipamentos de snorking ou alugar no local, para melhor aproveitar o passeio.

Existe um revezamento entre as agências da região, assim, se desejar visitar determinada piscina, informe sua intenção à agência para não correr o risco de ser surpreendido. Geralmente os hotéis também fazem o agendamento.

O valor pago, à época de nossa visita, foi de R$ 75,00, por 1h30 de passeio.

O fator mais importante para visitar qualquer praia ou piscina de Maragogi é atentar-se ao horário da Maré.


principais praias

PRAIA DE MARAGOGI - É a praia mais agitada da região e também mais estruturada, por ficar no centro. Possui inúmeros quiosques, restaurantes, bares e hotéis.

A cor da água, como todas as praias de Maragogi, é bem clara, ficando mais bonita a medida que se entra mais ao fundo.

Por ser mais frequentada, infelizmente é comum a existência de lixo na areia.

É a mais indicada para quem busca mais badalação.

PRAIA DA BARRA GRANDE - É uma das praias mais belas da Região e, no período de maré baixa, é a única que se torna possível acessar as piscinas naturais a nado, porque se forma um grande banco de areia em meio ao mar. A maioria do período o mar é bastante calmo, ideal para crianças e fazer passeios de caiaque e stand-up.

Possui pouca estrutura a beira mar, mas para quem fica hospedado na região, as pousadas costumam oferecer serviço na praia.

PRAIA DO ANTUNES - Na maré baixa essa praia se transforma em um verdadeiro piscinão de águas mornas e claras, ideal para família e crianças.

Possui em sua orla diversos coqueiros, cenário perfeito para fotografias.

É bastante tranquila e possui pouca estrutura de comércio. Assim, é ideal para relaxar, sem muito incômodo de barulho ou agito.


tábua da maré

A maioria das praias de Maragogi - e arrisco a dizer que as do nordeste inteiro - tornam-se muito mais bonitas na maré baixa.

As piscinas naturais somente podem receber turistas nas marés 0.6 ou inferior. Assim, um dado indispensável a todo turista que visita Maragogi é a Tábua da Maré.

Sites como https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares possuem as tábuas do ano todo, basta digitar a cidade que irá viajar. Ao consultar, você verá que em determinados horários a maré é mais baixa e quanto menor ela for mais bonita ficarão as piscinas e as praias.

No geral, existem dois horários do dia que a maré baixa significativamente, permanecendo assim por cerca de 1 hora antes e após o ápice.

A dica é programar sua viagem em datas que a maré esteja propícia para conhecer as piscinas - 0.6 ou inferior. Lembrando, porém, que, se for possível, o ideal é pegar a maré no nível 0.2 ou menos.

Nunca vá visitar um piscina natural fora do horário da maré, pois certamente irá perder dinheiro e o passeio.


onde ficar

A maioria das praias contam com pousadas e hotéis, a maior concentração delas, porém, fica no centro.

Se deseja ficar no centro, tenha em mente que poderá abrir mão do sossego, principalmente na temporada.

Se busca mais tranquilidade, recomendamos procurar pousadas nas praias, afastadas do centro.

Há a opção de resorts também, caso deseje aproveitar de uma maior estrutura e gozar de luxo.


quando ir

O nordeste tem temperaturas agradáveis o ano todo, cerca de 25º média anual, mas no inverno, entre junho e setembro, embora não faça frio, costuma chover mais.

Com as chuvas o mar tende a ficar mais escuro e barroso, no geral permanece assim nos 4 dias posteriores às chuvas. Então, mesmo que faça sol no dia da visita, se choveu nos dias anteriores o mar ficará prejudicado.

No verão as águas são bem mais cristalinas, pois não costuma chover, e também as praias recebem mais turistas.


como chegar

Maragogi está localizada a cerca de 124 km de Maceió (Alagoas) e a 130km do Recife (Pernambuco). A proximidade com as duas cidades permite aos turistas optar pelo melhor custo das passagens.

Dos aeroportos, existem ônibus públicos, traslados ou taxis que podem levar a Maragogi.

A sugestão, porém, é alugar um carro, isso porque lhe oferecerá maior mobilidade nas praias e poderá curtir tranquilamente a viagem pelo litoral Alagoiano ou Pernambucando, permitindo conhecer várias praias no caminho.

Há diversas lojas dentro do aeroporto que oferecem o serviços de aluguel de veículos.

A estrada que vai de Recife a Maragogi, PE-060, está em ótimas condições para transitar, embora, em alguns trechos, passe dentro de cidades, contendo lombadas e drástica redução de velocidade.

O caminho de Maceió, pelas AL-105 e AL-101, não está em boas condições, sendo sugerido fazer esse trajeto somente durante o dia.



Mapa da região


Recomendamos

Pousada Sol e Mar (Maragogi)

Não há nada melhor do que ir a praia e poder ficar a poucos metros de distância do mar.

Melhor ainda quando a pousada oferece preços acessíveis, tranquilidade, organização, quartos equipados com Tv's e ar-condicionado.

Essa é a Pousada Sol e Mar, em Maragogi.

Conta ainda com uma excelente área de convivência, com piscina e bar.

O restaurante da pousada serve excelente refeições e um delicioso café da manhã.

Além de tudo isso, a pousada oferece caiaque e stand up aos hóspedes, na praia, sem cobranças adicionais.