Rio de Janeiro Parque Nacional do Itatiaia Itatiaia
21/03/2017 MAPA GALERIA


Parque Nacional do Itatiaia I

O Parque Nacional do Itatiaia, de propriedade do governo, faz divisa entre o estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, possui, em seu interior, cachoeiras e mirantes, em meio à Mata Atlântica.

Existem dois lados, que não são interligados, que dão acesso ao Parque, este relato é do lado sul, cujo acesso é feito pela cidade de Itatiaia.

No parque é possível observar diversas espécies de aves, plantas e animais. Todas as atrações são devidamente sinalizadas e é possível entrar de carro no parque, somente os acessos às cachoeiras são feitas à pé, em trilhas devidamente sinalizadas.

O lugar é utilizado por ciclistas e corredores, que usam a estrada, para se exercitar, em meio à natureza. Há, também, uma corrida que percorre o interior do parque.


principais atrações


lagoa azul

O Lago Azul é a atração natural mais próxima do Centro de Visitantes, ficando a mais ou menos 500 metros deste. A trilha é bem acessível para toda a família, exceto sua escadaria com aproximadamente 120 degraus, que requer cuidado por parte dos mais idosos. O percurso leva à piscina natural do rio Campo Belo, local bem recomendado para o banho. Próximo encontram-se quiosques, que podem ser utilizados livremente. Existe uma segunda opção de trilha, mais longa e sem degraus, o que permite uma caminhada mais leve e segura para os mais idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.


complexo do maromba

O Complexo Maromba fica a 4 km de subida, de carro, do Centro de Visitantes. Compreende a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani e a Cachoeira Véu de Noiva.

A Piscina Natural do Maromba fica a 1.100 metros de altitude. É onde o rio se acalma para formar uma grande piscina natural, cujo acesso se dá descendo uma escadaria de aproximadamente 50 metros após a ponte. De grandes dimensões, a piscina é muito utilizada por banhistas experientes.

A Cachoeira Itaporani, fica a mais ou menos 640 metros a partir da ponte. Localiza-se no final de uma trilha que adentra a mata. Descendo pela escada de madeira plástica, o visitante pode vislumbrar a bela cachoeira e o lago que ela forma.

No meio do caminho para a Cachoeira Itaporani temos acesso a outra trilha que, seguindo 260 metros, leva à Cachoeira Véu de Noiva. Na época do verão suas águas se avolumam fazendo jus ao nome: Cachoeira Véu de Noiva.


mirante do último adeus

Por último, ainda em direção à saída do parque você pode visitar o Mirante do Último Adeus. Local com uma vista panorâmica e privilegiada do parque, do Vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.


como chegar

Para se chegar em Itatiaia, pega-se a Via Dutra e entre, na altura do km 318, no acesso à cidade de Itatiaia.

Na cidade, existem placas indicativas para chegar ao Parque.

Da portaria do Parque há uma estrada, em bom estado de conservação.


trilhas

As trilhas que levam às cachoeiras, quatro no total, são bem sinalizadas e possui manutenção do governo. Em nossa passagem, havia inclusive um grupo de idosas, aventureiras, percorrendo-as.

Há trechos de subidas e descidas íngremes, na maioria das trilhas.


onde ficar

No interior do Parque encontra-se algumas pousadas e também há estrutura na cidade de Itatiaia.

A sugestão, porém, é hospedar-se por Penedo, para aproveitar a vida noturna da Vila, e durante o dia conhecer o Parque Nacional.

Em nossa estada, ficamos acampado na Serrinha, não há, portanto, indicações de pousadas, embora sites, como o booking, lista a grande a maioria das existentes.


horário de funcionamento

Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 08h00, com permanência até às 17h00. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16h00.

Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d'água.


quando ir

A maioria das atrações do Parque envolvem banhos nos rios e cachoeiras, então, o ideal, é visitar quando não está frio, entre os meses de outubro a maio.

Se deseja fazer trilhas, sem se banhar, qualquer época do ano é indicada para conhecer o parque.

Mais informações acessar: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia




Mapa da região