Pernambuco Porto de Galinhas Ipojuca
29/05/2017 MAPA GALERIA


Porto de Galinhas

Uma das praias mais famosa do Brasil, conhecidas por suas piscinas naturais de águas mornas e calmas, em meio a corais e incontáveis espécie de peixes, essa é Porto de Galinhas, uma antiga Vila de Pescadores, do município de Ipojuca, estado de Pernambuco.

O destinos oferece satisfatória estrutura turística, com uma vilinha farta de bares, restaurantes e lojas de artesanato. A estrutura hoteleira da região é abundante, possuindo resortes luxuosos, pousadas e hotéis, sendo possível agradar qualquer tipo de gosto e bolso.

Há também muitas agências de turismo que oferecem serviços de mergulho, canoagem e demais esportes náuticos.

Por ser localizado perto de Recife - a apenas 50 km do aeroporto - Porto de Galinhas é indicado para viagens de finais de semana, sem exigir muito deslocamento.

A curiosidade é que a história de Porto de Galinhas em nada se relaciona com as galinhas coloridas comumente avistadas nos comércios da Vila. Em 1850, era proibido o comércio de escravos no Brasil, de forma a burlar a lei, os navios atracavam na praia com os porões cheios de escravos cobertos com engradados de galinhas. A senha secreta da tripulação para os traficantes era “tem galinha nova no porto”, que significava que uma nova remessa de escravos havia chegado.


piscinas naturais

Toda a fama de Porto de Galinhas é sem dúvidas atribuída às piscinas naturais, de águas cristalinas, mornas e calmas, que abrange praticamente toda a extensão da praia, formadas pelos arrecifes de corais.

Existem jangadas que levam o turista até as piscinas, mas elas são facilmente acessada a nado, então somente utilize jangadas se estiver com crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Atenção leve sempre calçado pois existem muitos ouriços do mar no lugar.

Como toda piscina natural, é necessária a maré baixa para visitar e melhor aproveitar as belezas naturais existentes na fauna do local.

Nas piscinas existem diversas espécies de peixes que nadam tranquilamente ao redor das pessoas. É possível, também, avistar tartarugas e cavalos marinhos.

Para melhor enxergar as espécies marinhas é recomendável levar óculos de mergulho ou contratar mergulho com cilindro com as agências locais.


praias

As praias não ficam próximas uma das outras, então não é possível ficar transitando a pé entre elas. Na via principal, existe uma ciclovia, se gosta de pedalar, é uma opção econômica utilizar esse meio de transporte.

PRAIA DA VILA - A mais famosa de Porto de Galinhas - e também a mais frequentada - fica a beira da Vila. Praticamente a totalidade da praia é cercada por arrecifes de corais, formando as famosas piscina naturais de águas mornas e calmas na maré baixa. O espaço na areia é bastante concorrido, principalmente no verão e finais de semana.

PRAIA DO CUPE - É uma praia que possui ondas fortes, ideal para prática de surf. Não é muito frequentada, então é um lugar bem tranquilo para passear na areia. Existe um resort que fica em frente à praia. Em nossa estada em Porto de Galinhas ficamos em um hotel nessa praia, para fugir do agito.

PRAIA DO MURO ALTO - A praia é cercada por arrecife de Corais, na maré baixa forma uma imensa piscina natural, sem ondas, ideal para crianças e famílias. É ideal para prática de esportes náuticos, como caiaque, stand up, principalmente para iniciantes. Na praia encontra-se a maioria dos resorts da região, que ficam de frente ao mar.


tábua da maré

As piscinas naturais somente podem receber turistas nas marés 0.6 ou inferior. Assim, um dado indispensável a todo turista é conhecer a Tábua da Maré.

Sites como https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares possuem as tábuas do ano todo, basta digitar a cidade que irá viajar. Ao consultar, você verá que em determinados horários a maré é mais baixa e quanto menor ela for mais bonita ficarão as piscinas e as praias.

No geral, existem dois horários do dia que a maré baixa significativamente, permanecendo assim por cerca de 1 hora antes e após o ápice.

A dica é programar sua viagem em datas que a maré esteja propícia para conhecer as piscinas - 0.6 ou inferior. Lembrando, porém, que, se for possível, o ideal é pegar a maré no nível 0.2 ou menos.

Nunca vá visitar um piscina natural fora do horário da maré, pois certamente irá perder dinheiro e o passeio.


vida noturna

Porto de Galinhas vive do turismo, então na Vila é possível encontrar restaurantes, bares e casas noturnas, para todos os estilos.

Há diversas opções de restaurantes que servem comida de várias regiões do Brasil e do mundo.

Geralmente nos restaurantes, à noite, tocam músicas ao vivo. Há, também, casas noturnas para jovens.

Se sua intenção é ir a um lugar que, além de belezas naturais, possui bastante estrutura, Porto de Galinhas é escolha certa.


como chegar

O aeroporto mais próximo de Porto de Galinhas é o de Recife, a apenas 50 km da Vila.

Do aeroporto existem ônibus, traslados e taxi que fazem o percurso até o lugar. O ideal é se informar com seu hotel se ele oferece opção de traslado ou indica alguma agência que o faça.

Se sua opção for ir de carro, a estrada que chega até Porto de Galinhas está em ótimo estado de conservação, mas há a cobrança de pedágio na PE-009.

Se for ficar na Vila, não há necessidade de carro para se locomover, mas se deseja ficar em outras praias, certamente precisará de carro para locomoção.


onde ficar

Porto de Galinhas tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, de resorts luxuosos a pousadas mais simples.

A maioria das pousadas fica localizadas na Vila, no centro. Os resorts na praia do Muro Alto.

A sugestão é definir seu local de hospedagem de acordo com seu perfil e meio de locomoção, caso vá de carro a Porto de Galinhas e queira ficar longe do agito, hospede-se nas praias mais afastadas, como Cupe ou Muro Alto.

Caso vá sem carro, fique no centro, para não precisar depender de transporte para locomoção.

Em nossa estada, ficamos hospedados na Praia do Cupe.


quando ir

Porto de Galinhas tem temperaturas agradáveis o ano todo, cerca de 28º médio ao ano, mas no inverno, entre junho e setembro, embora não faça frio, costuma chover mais.

Com as chuvas o mar tende a ficar mais escuro e barroso, no geral permanece assim nos 4 dias posteriores às chuvas. Então, mesmo que faça sol no dia da visita, se choveu nos dias anteriores o mar ficará prejudicado.

No verão as águas são bem mais cristalinas, pois não costuma chover, e também as praias recebem mais turistas.



Mapa da região


Recomendamos

Hotel Tabaobi (Ipojuca)

O hotel fica localizado a poucos metros do mar, na Praia do Cupi.

É lugar ideal para quem deseja ir a Porto de Galinhas, mas não deseja ficar no agito da Vilinha, no centro.

Possui uma incrível área de lazer e apartamentos modernos e muito bem limpos.

O restaurante do hotel serve deliciosos pratos e o café da manhã é extremamente farto, com destaque para as tapiocas doces e salgadas, feitas na hora, a pedido dos hóspedes.